sexta-feira, 24 de abril de 2009

Armazens de Lavos um local a Visitar
A Rota das Salinas na Figueira da Foz.O percurso circular tem o seu início e fim no Núcleo Museológico do Sal. Para quem vem do Norte pela N109, depois da Ponte Edgar Cardoso (Ponte da Figueira da Foz), chegamos a uma rotunda onde viramos à direita para a Gala. Quase de imediato surje uma nova rotunda onde temos de ter atenção à placa indicativa do “Ecomuseu do Sal”. Seguimos pela esquerda, atravessámos a vila e nas primeiras bombas de gasolina virámos à esquerda na placa. Entrámos numa estrada de terra batida, com casas e armazéns típicos para o armazenamento e venda do sal. Pouco depois chegámos ao destino.
O Núcleo Museológico do Sal, na Marinha Municipal do Corredor da Cobra (Armazéns de Lavos, Lavos) foi inaugurado em Agosto de 2007. Com a exposição permanente podemos conhecer todos as fases da formação do sal e a evolução histórica que teve em Portugal.O percurso pedestre, com cerca de 3Km de extensão e bem assinalado, é feito por caminhos entre as salinas e pequenas estradas em terra batida.
Por entre salinas e armazéns vão encontrando várias placas descritivas da fauna e flora local.O percurso com um grau de dificuldade baixo pode ser realizado por caminhantes de todas as idades.Existem pequenos bancos de madeira estrategicamente colocados ao longo da rota para que os mais cansados relaxem um pouco e apreciem as vistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário